Proposta de Colégios Militares no Espírito Santo


Modelo educacional sucesso em todo o Brasil pode ser realidade no Espírito Santo. 

O Deputado Estadual Capitão Assumção apresentou projeto de indicação parlamentar ao Governo do Estado para criação de Colégios Militares no Espírito Santo. A indicação foi apresentada nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, na Assembléia Legislativa. Se aprovado, irá para as mãos do Governador Renato Casagrande para análise. 

Segundo Assumção, hoje, as escolas e colégios militares se tornaram um modelo de sucesso, pois aliam educação de alta qualidade, rendimento escolar a prática de valores cívicos, de cidadania e respeito as instituições públicas, aos pais e familiares e a comunidade de modo geral. 

Na justificativa da proposta, o Deputado relata que grande parte da criminalidade decorre da falta de acesso à Educação. Com a Escola Militar, se busca retirar o jovem desta situação de vulnerabilidade social, fazendo que o mesmo seja um agente multiplicador das boas prática aprendidas na escola, melhorando assim o convívio social e a realidade onde residem. 

O projeto cita exemplos de sucesso em vários estados do Brasil, com dados bem importantes: os índices de aprovação social; média superior no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); aprovação e satisfação dos pais dos alunos, onde viram melhora significativa no rendimento escolar e na própria relação com a família. A exemplo de outros estados, as escola militares seriam desenvolvidas por militares da Polícia Militar do Espírito Santo que contam com excelentes profissionais, professores, mestres em diversas áreas, além claro, da participação de professores civis. 

"Precisamos permitir aos pais uma nova opção de educação, baseada principalmente na disciplina e no respeito aos professores, funcionários, idosos e a família."


Assumção faz questão de frisar que não há crítica ao sistema tradicional de ensino, muito menos a outras modalidades inovadoras, como a escola de tempo integral. O que está se propondo é permitir aos pais uma nova opção de educação, baseada principalmente na disciplina e nos respeito aos professores, mestres e funcionários, idosos, família, enfim toda sociedade. 

No Brasil a primeira escola militar foi fundado em 1889 com o nome de Imperial colégio Militar.  Ao longo dos anos, a instituição se expandiu e atualmente está presente em diferentes cidades do Brasil. Também passou a ser aberto à sociedade civil e meninas, já que inicialmente as vagas eram reservadas aos estudantes do sexo masculino. 

Os Colégios Militares oferecem o ensino fundamental e o ensino médio a alunos e famílias que buscam um modelo educativo caracterizado por sua alta qualidade. A proposta pedagógica das escolas militares tem como objetivo preparar o aluno para a vida em sociedade, formar cidadãos que atuem com ética e cidadania, sendo guiados pelos valores e tradições da educação militar. 

As atividades extracurriculares são disponibilizas para complementar o aprendizado e a formação dos estudantes. Além da educação curricular, os alunos tem outras atividades como Instrução Militar, Clubes de Ciências, banda musical, que oferece aulas de diversos instrumentos. Na parte da atividade física são disponibilizadas aulas de capoeira, jiu-jitsu, handebol, voleibol, futebol, futsal, muay thai, rugby, ginástica rítmica, xadrez, entre outras. Todas as atividades são oferecidas de forma gratuita. 

O autor da proposta, Deputado Capitão Assumção convida a todos que simpatizam com a ideia a solicitar junto aos seus deputados representantes e ao Governo do Estado a implantação das escolas militares no Espírito Santo que será mais um instrumento para instruir nossas crianças e jovens e prepara-las para um futuro melhor.


SAIBA MAIS: 

- Veja o projeto na íntegra. 


MATÉRIAS RELACIONADAS: 

- Escolas militares se destacam entre as 30 melhores do país no Ideb

- Número de escola públicas "militarizadas" no país cresce sob o pretesto de enquadrar os alunos

- CPM - Colégio da Polícia Militar de Tocantins


SOBRE O DEPUTADO:

Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone:  (27) 3382-3595
E-mail:  dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br


Matéria: Fernando Almança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitão Assumção presta homenagem ao Subtenente do Bombeiro falecido no cumprimento do dever

Capitão Assumção cobra mais uma vez reposição salarial dos Policiais e Bomeiros do ES

Capitão Assumção se revolta com professor assediador: "Estaria preso, mas esse vagabundo iria estar morto"