Deputados consideram baixo efetivo da PM na Serra



O baixo efetivo de policiais militares (PMs) na Serra, segundo deputados da Comissão Especial de Segurança do município, conduziu as discussões durante reunião no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro desta quarta-feira (29). O colegiado recebeu o tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da cidade.

De acordo com o comandante, existe um PM para cada grupo de 770 habitantes, em média, na Serra. No entanto, há companhias pertencentes ao 6º Batalhão cuja proporção policial-cidadão salta para 1.400, explicou o tenente-coronel.

Esses números estão distantes da recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que considera ideal a relação de 1 policial para cada 250 habitantes. O tenente-coronel ponderou que devem ser considerados fatores sociais e econômicos em cada comunidade para se chegar a um número ideal de policiais. “Comportamento social e atividade policial são casados”.

São 545 policiais sob o comando do 6º Batalhão e mais um contingente subordinado à Companhia Independente da PM para o município da Serra, que não faz parte do 6º BPM.

O tenente-coronel Tavares avaliou que um número muito grande de contingente policial traz consigo aumento do corpo administrativo e da logística necessária para atender a população. Para o comandante do 6º BPM, o fundamental é a prevenção do crime e ele exemplificou com as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Proerd

A ação preventiva feita pelo Proerd é elogiada pelo comandante PM porque educa a criança e o adolescente na escola. Segundo ele, a prevenção às drogas e à violência passa por programas como esse.

Tavares ressaltou que os traficantes de drogas atuam de acordo as condições da comunidade e da ação policial. “Eles se moldam perfeitamente às ações policiais para sobreviver. Existe uma lógica econômica praticada pelos bandidos”, afirmou, ressaltando a importância da prevenção. 

Até no que se referem a armamentos os criminosos estão se sofisticando, segundo ele. “Armamentos artesanais estão sendo aprimorados e é preciso saber a inteligência que está por trás”.

Deputados

O presidente da Comissão Especial de Segurança da Serra, deputado Alexandre Xambinho (Rede), revelou sua preocupação com a situação do município. “São 545 policiais cuidando da maior cidade do estado, número muito reduzido. Precisamos melhorar o efetivo e criar mais um batalhão na cidade”, propôs.

O deputado Capitão Assumção (PSL), relator da comissão, elogiou o trabalho e o esforço do 6º BPM. “O primeiro ponto é a questão dos efetivos, além dos baixos salários. É muito pouco o número de efetivo no município da Serra”, opinou.

A Comissão Especial da Segurança Pública da Serra que se reuniu nesta quarta (29) também tem como membro o deputado Vandinho Leite (PSDB), vice-presidente do colegiado.


Matéria: Aldo Aldesco
Fonte: Site da ALES


Gostou dessa notícia? Compartilhe em suas redes sociais!

SOBRE O DEPUTADO:

Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone do Gabinete:  (27) 3382-3595
E-mail:  dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br
Endereço: Av. Américo Buaiz, nº 205, 4. º andar, gabinete 406, Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP. 29050-950 – Vitória ES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitão Assumção presta homenagem ao Subtenente do Bombeiro falecido no cumprimento do dever

Capitão Assumção cobra mais uma vez reposição salarial dos Policiais e Bomeiros do ES

Capitão Assumção se revolta com professor assediador: "Estaria preso, mas esse vagabundo iria estar morto"