Projeto visa agilizar diagnóstico de câncer


Mediante manifestações clínicas e laudo médico, paciente com suspeita de neoplasia terá direito a fazer exames pelo SUS no prazo de 30 dias

Com a finalidade de viabilizar o diagnóstico de pacientes no Espírito Santo com suspeita de neoplasia maligna no estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado Capitão Assumção (PSL) apresentou o Projeto de Lei (PL) 218/2019.

De acordo com a proposição, os pacientes que tiverem suspeita de câncer vão poder, no prazo de 30 dias, realizar exames para diagnosticar a doença. Para isso, será preciso apresentar laudo médico que especifique as manifestações clínicas.

A proposta vai ao encontro da Lei Federal 12.732/2012, que prevê o início do tratamento oncológico para pacientes atendidos pelo SUS em até 60 dias após emissão de laudo.

“Nossa proposição se soma à legislação federal sobre essa matéria, possibilitando que o paciente com suspeita de ser acometido de neoplasia maligna tenha seu diagnóstico comprovado de forma inequívoca e rápida para que o tratamento necessário seja feito de forma tempestiva, evitando agravos a sua saúde, possibilitando maiores índices de cura”, afirmou o parlamentar. O projeto encarrega o Poder Executivo de regulamentar a proposta que, se virar lei, entrará em vigor na data de sua publicação em diário oficial.

Tramitação

A matéria foi lida em plenário, mas devolvida ao autor porque, segundo a Mesa Diretora, está em desacordo com a Constituição Estadual. Segundo o despacho da Mesa, a iniciativa de lei, nesse caso, deve ser do governador. O autor recorreu da decisão à Comissão de Justiça.

A Procuradoria-Geral da Casa emitiu parecer prévio pela rejeição do despacho denegatório. Agora, a matéria seguirá para a Comissão de Justiça, que vai elaborar parecer a ser analisado pelo Plenário, a quem caberá decidir se o projeto será arquivado ou continuará tramitando. 

Lei

No Estado, a Lei 10.823/2018, da ex-deputada Eliana Dadalto, determina o atendimento preferencial à criança e ao adolescente com suspeita de câncer para todos os exames nas fases de diagnóstico e tratamento. A norma condiciona o atendimento preferencial à apresentação de laudo médico atestando pré-diagnóstico da doença.

Fonte: ALES


Gostou dessa notícia? Compartilhe em suas redes sociais!

SOBRE O DEPUTADO:

Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone do Gabinete:  (27) 3382-3595
E-mail:  dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br
Endereço: Av. Américo Buaiz, nº 205, 4. º andar, gabinete 406, Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP. 29050-950 – Vitória ES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitão Assumção presta homenagem ao Subtenente do Bombeiro falecido no cumprimento do dever

Capitão Assumção cobra mais uma vez reposição salarial dos Policiais e Bomeiros do ES

Capitão Assumção se revolta com professor assediador: "Estaria preso, mas esse vagabundo iria estar morto"