Projeto autoriza internação compulsória de dependentes químicos


Matéria que tramita na Assembleia Legislativa (Ales) quer autorizar a internação compulsória de dependentes químicos, desde que seja feita em hospitais com equipes multidisciplinares e precedida de autorização médica. Além disso, segundo o Projeto de Lei (PL) 988/2019, o prazo de tratamento não será maior que 90 dias – e poderá ser interrompido caso haja solicitação da família.

A proposta do Deputado Capitão Assumção (PSL), destaca que esse tipo de internação será adotada uma vez que fique constatada a impossibilidade de alternativa de tratamento na rede de atenção à saúde. Há preocupação inda com o sigilo das informações, que só serão acessadas por pessoas autorizadas.

No caso de usuários de drogas em situação de rua, conforme o PL, o Estado teria autorização para promover a internação imediata após comprovação da dependência pelos responsáveis legais do paciente.

Cracolândia. 

Na justificativa da matéria o autor fala da gravidade das consequências do uso de substâncias para o indivíduo e, sobretudo, para a sociedade. “A intensidade da demanda, em nossos dias, tem aumentado a oferta (de drogas) e, com isso, tem aumentado toda a criminalidade que orbita em torno do tráfico de drogas”.

Tramitação

A proposição será analisada pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças.

Fonte: Opinião ES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitão Assumção presta homenagem ao Subtenente do Bombeiro falecido no cumprimento do dever

Capitão Assumção cobra mais uma vez reposição salarial dos Policiais e Bomeiros do ES

Capitão Assumção se revolta com professor assediador: "Estaria preso, mas esse vagabundo iria estar morto"